Movimento Harmónico Simples (MHS) e Amortecido

17:57 Posted by xiko

Um movimento harmónico simples é aquele que é produzido sempre que uma força restauradora que actua num corpo é proporcional à distância deste corpo à posição de equílibrio.

Por exemplo, se o corpo estiver suspenso numa mola em hélice na vertical, haverá uma posição de equílibrio, na qual a mola está ligeiramente esticada. se puxarmos o corpo para baixo, este vai efectuar um movimento harmónico simples.

Em resumo, um movimento harmónico, é aquele que tem perturbações períodicas produzidas quando a fonte emite movimentos oscilatórios.


Já o movimento harmónico amortecido é provocado quando o valor da energia cinética máxima e o valor da energia potencial elástica máxima vai diminuindo pogressivamente, como tal, a amplitude do movimento diminui pogressivamente até ao repouso.


Para compreendermos de melhor forma, é necessário saber que qualquer movimento harmónico possui uma frequência, ou seja, um número de oscilações por minuto, sendo esta inverso ao período:
f= 1/T

Com isto, podemos assim, calcular a sua frequência angular que é dada por:
w= 2(pi)/T

Introdução aos Sistemas Vibratórios

17:31 Posted by xiko

Para entendermos bem os sistemas vibratórios temos de abordar vários aspectos.

Começaremos pelo movimento periódico, ou seja, é um qualquer movimento que se repete a si próprio em intervalos de tempo iguais. Intervalos estes que se designam por período.

Um movimento períodico tem como característica a sua oscilação/vibração, que consiste na deslocação de trás para a frente sobre o mesmo caminho, movimento que é característico em molas.

Refere-se ainda o facto de que qualquer movimento periódico parte de uma posição de equilíbrio, ou seja, parte do repouso. Mas, para que o corpo parta do repouso é necessário a aplicação de uma força externa, para que haja um movimento, força essa que se chama, energia potencial elástica.

Segue-se ainda que, quando um corpo parte da sua posição de repouso, surge uma força designada restauradora, que provoca o retorno do corpo à posição de equilíbrio. Sabe-se que sob a acção desta força e após ter deixado de actuar a força exterior, o corpo move-se para a esquerda e que a sua velocidade não é nula, o que depois vai comprimir o corpo impulsionando-o para a direita, seguindo um movimento de vaivém. A energia inicialmente transmitida vai-se transformando de energia potencial elástica em energia cinética e vice-versa.

Em resumo, num movimento ideal, a energia total, tem sempre o mesmo valor em cada instante, isto é, a energia total do sistema conserva-se.