Introdução aos Sistemas Vibratórios
Para entendermos bem os sistemas vibratórios temos de abordar vários aspectos.
Começaremos pelo movimento periódico, ou seja, é um qualquer movimento que se repete a si próprio em intervalos de tempo iguais. Intervalos estes que se designam por período.
Um movimento períodico tem como característica a sua oscilação/vibração, que consiste na deslocação de trás para a frente sobre o mesmo caminho, movimento que é característico em molas.
Refere-se ainda o facto de que qualquer movimento periódico parte de uma posição de equilíbrio, ou seja, parte do repouso. Mas, para que o corpo parta do repouso é necessário a aplicação de uma força externa, para que haja um movimento, força essa que se chama, energia potencial elástica.
Segue-se ainda que, quando um corpo parte da sua posição de repouso, surge uma força designada restauradora, que provoca o retorno do corpo à posição de equilíbrio. Sabe-se que sob a acção desta força e após ter deixado de actuar a força exterior, o corpo move-se para a esquerda e que a sua velocidade não é nula, o que depois vai comprimir o corpo impulsionando-o para a direita, seguindo um movimento de vaivém. A energia inicialmente transmitida vai-se transformando de energia potencial elástica em energia cinética e vice-versa.
Em resumo, num movimento ideal, a energia total, tem sempre o mesmo valor em cada instante, isto é, a energia total do sistema conserva-se.
0 comentários:
Enviar um comentário